Curta nossa Página no Facebook
Cardápio da semana

Segunda-feira


Terça-feira


Quarta-feira


Quinta-feira


Sexta-feira



Dicas de nutrição
Proteínas na alimentação
As proteínas são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo. Elas entram na constituição de qualquer célula, sejam células nervosas no cérebro, células sangüíneas ( hemácias), células dos músculos, coração, fígado, das glândulas produtoras de hormônio ou quaisquer outras. As proteínas ainda fazem parte da composição dos anticorpos do sistema imunológico corporal, participam ativamente de inúmeros processos metabólicos e de muitas outras funções do corpo. Quando necessário, as proteínas são convertidas em glicose para fornecer energia. O excesso de consumo de proteína pode causar prejuízos, como a sobrecarga de trabalho no fígado e nos rins, aumento da excreção de cálcio e de outros minerais. O excesso de calorias na forma de proteínas se transforma em gordura , sendo depositada nos tecidos. Quem pratica exercícios mais pesados, como musculação, raramente irá precisar de suplementação de proteínas, pois a ingestão aumentada de alimentos irá garantir a quantidade de proteínas necessária ao bom funcionamento do organismo.

Receitas

    DANONINHO VEGANO
    Ingredientes
    1. 500g de morango
    2. 1 colher (sopa) de sumo de limão
    3. 250g de tofu firme drenado (sem a água que vem no pacote)
    4. 1/2 colher (chá) de goma xantana (opcional)
    5. 1/4 xícara (chá) de leite de coco (o industrializado é melhor pois é mais espesso)
    6. 2 colheres (sopa) de açúcar demerara (opcional)
    Instruções
    1. Para o sabor de morango ficar bem presente, é necessário fazer uma geleia: coloque os morangos higienizados, sem cabinho e picados em uma panela. Se quiser adicionar açúcar, pode colocar neste passo para derreter bem os cristais.
    2. Cozinhe em fogo baixo, amassando com um garfo. Adicione o limão e deixe cozinhar até as frutas ficarem macias. Quanto mais reduzir, mais gostoso e melhor vai ficar a textura! Reserve a geleia na geladeira.
    3. Quando estiver frio, bata a geleia com todos os outros ingredientes no liquidificador até formar um creme espesso e homogêneo.
    Observações
    1. Guarde em pote fechado na geladeira. Dura a mesma validade do tofu.